O Museu da Língua Portuguesa foi fechado em 2015 após um incêndio de grandes proporções e reabriu no dia 31 de julho de 2021

O Museu de Língua Portuguesa, importante espaço de memória do nosso idioma, foi fechado em 2015 após um incêndio de grandes proporções. Na ocasião, 48h depois do acidente foram realizadas ações emergenciais para restauro arquitetônico, juntamente com a equipe e a curadora do museu Isa Ferraz, mas a abertura oficial do espaço só veio acontecer agora em 2021.

Museu da Língua Portuguesa

O museu da língua portuguesa

O museu é caracterizado por ser uma instituição sem fins lucrativos que se dedica a guardar, conservar e estudar objetos duradouros e de valor artístico.

Agora, como é possível existir um museu que guarda valores imateriais? Pois bem, é isso que o museu da língua portuguesa preserva, mas entenda:

Ao longo do tempo a língua também sofreu reconstruções!

De tempos em tempos a reforma ortográfica acontece sugerindo alterações linguísticas necessárias para a língua falada, cantada e escrita.

Mas afinal, o que o museu guarda?

Museu da Língua Portuguesa

O museu da língua portuguesa tem como objetivo preservar um ambiente dinâmico que abrigue a língua luso-brasileira; que são culturas relativas e pertencentes aos portugueses e brasileiros.

Além disso, o museu apresenta os avanços tecnológicos da linguagem (como as reformas sugeridas de tempos em tempos citadas acima).

Muitos estudos contemporâneos surgiram através do conhecimento aprofundado em nossa própria língua. O escritor Evanildo Bechara, autor do livro “Conhecer a língua” disse assim: “Precisamos ser poliglotas em nossa própria língua”.

Evanildo Bechara

O sentido e o verdadeiro significado dessa frase tem inúmeros significados, porém, em geral o escritor quis referir-se à importância que a linguagem tem para quem pertence à ela.

Aprender o idioma e pertencer a essa cultura é tão importante como participar de um patrimônio histórico, é contribuir com a evolução da língua e entender os seus mistérios de forma aprofundada.

É como descobrir a essência das palavras e não somente seus significados.

Como foi feito o museu da língua portuguesa?

Museu da Língua Portuguesa

Na antiga estrutura o museu era dividido assim:

No primeiro andar havia um salão próprio para mostras temporárias.

No segundo andar há uma grande galeria na qual se encontra uma tela que mede 106 metros e está apta para exibir simultaneamente diferentes filmes que abordam a língua portuguesa no seu uso diário pelos brasileiros; as Palavras Cruzadas, linha do Tempo, o Beco das Palavras, ambiente que, através de um jogo eletrônico, possibilita aos visitantes desenvolverem uma atividade lúdica com a elaboração de palavras e a História da Estação da Luz, composta por painéis que revelam um pouco da história deste edifício.

No terceiro andar há um auditório, onde se exibe uma película de 10 minutos sobre a gênese da Língua Portuguesa como é conhecida no Brasil;

Com a nova estrutura após o incêndio:
Novas instalações entre as exposições de longa duração marcam a reabertura do museu. Elas ficam dispostas no segundo e no terceiro andar do prédio.

Entre as novidades, está a “Línguas do mundo”, com mastros espalhados pelo hall com áudios em 23 diferentes idiomas.

Foram escolhidas línguas, entre as mais de 7 mil existentes, que tenham relação com o Brasil, incluindo expressões originárias, como: yorubá, quimbundo, quéchua e guarani-mbyá.

Os sotaques e as expressões do português no Brasil ganham espaço na instalação “Falares”. E os “Nós da Língua Portuguesa” mostram os laços e a diversidade cultural entre os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O idioma é falado em cinco continentes por 261 milhões de pessoas.

Permanece ainda a exibição das “Palavras Cruzadas”, que mostra influências históricas no português falado no Brasil e a “Praça da Língua”, que homenageia e língua falada, escrita e cantada num espetáculo de som e luz.

Na exposição “Praça da Língua” ainda traz poemas e músicas interpretados por nomes como Maria Bethânia e Matheus Nachtergaele.

Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz e Hugo Barreto.

Museu da Língua Portuguesa

Por que demorou tanto para o museu da língua portuguesa ser reaberto?

Infelizmente a restauração do museu da língua portuguesa demorou seis longos anos para ser reaberto.

Apesar do acervo não ter sofrido danos por ser guardado em arquivos digitais, o prédio do museu é tombado e por esse motivo a curadoria precisa passar por etapas para essa reconstrução como vivenciar a burocratização do patrimônio público e apresentar as melhores estratégias para todo o trabalho arquitetônico.

Museu da Língua Portuguesa

Conheça as 16 etapas de reconstrução do museu da língua portuguesa:

1. 21 de dezembro de 2015: incêndio que atingiu o museu;
2. 23 de dezembro de 2015: início das ações emergenciais no local com o objetivo de garantir a segurança e iniciar os trabalhos para recuperação e restauração arquitetônica.
3. Janeiro de 2016: convênio para reconstruir o Museu, assinado pelo governo do Estado de São Paulo, Fundação Roberto Marinho, ID Brasil e Organização Social de Cultura.
4. Março de 2016: início da etapa de obras.
5. Maio de 2016: Seminário “Museu da Língua Portuguesa: conquistas e desafios” é realizado, nos dias 2 e 3, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, para provocar reflexões sobre o futuro do Museu.
6. Junho de 2016: contratação dos projetos de restauro e fachada das esquadrias.
7. Agosto de 2016: Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, visita o Brasil e o Museu da Língua Portuguesa e declara o apoio à reconstrução do museu.
8. Novembro de 2016: aprovação do projeto de restauro.
9. Dezembro de 2016: início da restauração.
10. Janeiro de 2017: acompanhamento do projeto “museu sustentável”.
11. Julho de 2017: Ação do Museu da Língua Portuguesa celebra idioma em constante transformação
12. Dezembro de 2017: restauração das fachadas e esquadrias encerradas.
13. Fevereiro de 2018: chegada da madeira para reconstrução da cobertura.
14. Julho de 2018: reconstrução da cobertura concluída.
15. Dezembro de 2019: Conclusão das obras e restauro do museu.
16. 31 de julho de 2021: A REABERTURA DO MUSEU.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]