Aos que sempre insistem em bater na tecla de que hoje não se faz mais músicas como antigamente, nós provamos o contrário com O Fino da MPB e a obra Tropicália Lixo Lógico de Antônio José Santana Martins, conhecido carinhosamente por Tom Zé.

capa tropiclia lixo lgico

Tom Zé, no auge de seus 76 anos, comprova com toda sua genialidade baiana que sempre esteve com o pensamento à frente de sua geração, mesmo depois de 53 anos de Tropicália, disco que definiu o movimento tropicalista nos anos 60. Fato é que o danado consegue confundir até mesmo os mais jovens nomes nacionais, como Mallu Magalhães, uma de suas parcerias em Tropicália Lixo Lógico:

Às vezes, ninguém consegue sacar direito as maluquices do cara. Eu mesma, nas gravações do disco, perguntava: ‘Mas, Tom Zé, o que é isso?’

Além de Mallu, outros jovens músicos que ganharam grande atenção nos últimos tempos também o acompanham no último disco. São eles: Emicida, Rodrigo Amarante, Pélico e Washington Carlos.

tom_zé_e_mallu_magalhães

O álbum é fruto de um emputecimento do mestre com tudo que se foi dito sobre o Tropicalismo durante todos os anos, como expressa em entrevista para a revista BRAVO!:

… tropicalismo, tu é feio! Tu é sem vergonha! Tu é descarado!

Calma, a gente explica!

O que incomoda Tom Zé é o fato de resumirem o surgimento do tropicalismo a Oswald de Andrade, José Celso Martinez Corrêa, Hélio Oiticica, José Agripino de Paula e Mutantes. O ponto de vista de Tropicália Lixo Lógico é de que todas essas influências foram, sim, essenciais para a construção do movimento, mas ele as define como Lixo Lógico.

A teoria é um tanto quanto complexa (Tom Zé <3), mas não difícil de compreender. Segundo ele, todo esse material intelectual foi digerido por Caetano e Gil na época, gerando incomodo e por isso sentia-se a necessidade de inovação na música popular brasileira. E assim o fizeram!

Logo, a Tropicália é fruto de um conteúdo intelectual rejeitado, o Lixo Lógico.

Para escutar Tropicália Lixo Lógico de Tom Zé, é só dar um play no vídeo abaixo ou fazer o download do disco clicando aqui.

 

FAIXAS:

1- Apocalipson A (O fim no palco do começo)

2- Capitais e Tais

3- Tropicalea Jacta Est

4- O Motobói e Maria Clara

5- Marcha-Enredo da Creche Tropical

6- Amarração do Amor

7- Tropicália Lixo Lógico

8- Não Tenha Ódio do Verão

9- Jucaju

10- De-De-Dei Xá-Xá-Xá

11- A Terra, Meus Filhos

12- Debaixo da Marquise do Banco Central

13- Navegador de Canções

14- Aviso aos Passageiros

15- NYC Subway Poetry Department

16- Apocalipsom B (O começo no palco do fim)

 

Responda à nossa pesquisa e nos ajude a fazer do blog SOUL ART um portal cada vez mais completo: http://ow.ly/iEgC8

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]