No dia da Terra, a mãe das mães, Bruna Savini e Jô Jorvino lançam o livro infantil interativo “Quem cuida de mim é assim”

Quando pensamos em cuidadores, sempre vêm na cabeça a mãe, a avó ou alguma mulher que está em torno de uma criança. Até mesmo uma avó. Está no nosso subconsciente, faz parte da consciência coletiva.

Mas essa inverdade precisa ser destacada e devemos sempre nos lembrar que para cuidar de uma criança é necessária uma tribo inteira, tirando a carga dos ombros de uma só mulher.

“Quem cuida de mim é assim” apresenta este contraponto. Oferece a oportunidade de crianças explorarem o desenvolvimento artísticos já com novas referências.

Para entender melhor o processo de desenvolvimento do livro, conversamos com as autoras. Confira mais detalhes sobre o projeto:

Como se deu o processo de definição do tema do livro?

Quando as autoras do livro “Quem cuida de mim é assim”, a designer e ilustradora Bruna Savini e a atriz e pedagoga Jô Jorvino sentaram para decidir o título de sua obra, passaram por várias ideias e pensamentos acerca da nomenclatura, pois o livro foi feito para falar de amor, acolhimento, cuidado com o próximo e o afeto na relação do cuidar e ser cuidado(a). Quem cuida de mim é assim… Um livro que explora, de forma lúdica, um olhar sobre a maternidade para além dos estereótipos.

Conscientes dos diversos cenários, e configurações familiares que envolvem nossa sociedade, nós entendemos que quem ama e cuida, é aquele ou aquela que está por perto para proteger, abraçar e arrancar os melhores sorrisos! É quem está disposto(a) a ajudar, motivar, segurar a sua mão e enxugar as suas lágrimas. Por isso, o livro “Quem cuida de mim é assim”, traz um texto poético e sensível, e ilustrações que mexem com a imaginação, e trazem à tona a maternidade que se dá dentro do útero, mas também aquela que nasce do coração.

Foto de Eduardo Martins

 

Como você acha que o seu livro pode contribuir para o registro da história de novas pessoinhas?

Bruna: Entendemos que o ato de cuidar deve se estender a todas e todos, e que precisamos nutrir cada vez mais esse lugar enquanto sociedade. Criar para crianças é desejar um mundo mais gentil, onde elas possam sonhar seus sonhos e caminhar a verdade em seus corações, com igualdade.

Através dos livros, oferecemos às crianças uma possibilidade de que esse caminho de autodescoberta possa ser permeado de referências construtivas e empáticas. Auxiliando-as, como prestativas companheiras, na jornada do crescer.

Como ilustradora, liberando meus sentimentos através da arte, partilho com o mundo o sonho da minha própria criança interior. Mostrando, através do imaginário das pinturas, a beleza e leveza de poder simplesmente ser o que se é, e que esse caminho é possível.


Como você espera impactar mães, filhas e filhos com seu projeto?

Jô: Quem cuida, também quer e precisa ser cuidado (a)! Desta maneira, o livro foi elaborado de forma a ser uma obra interativa. Ele permite que crianças, adolescentes e adultos (as) tornem-se co-autores e co-autoras da obra, podendo compor as páginas com escritos, desenhos, colagens, fotografias… Expressando sua visão de mundo sobre quem cuida, junto das imagens e poesia do livro, imprimindo assim identidade e personalização, e tornando o trabalho único e exclusivo de cada família.

Bruna: Com esse projeto temos a aspiração de plantar pequenas sementes de afeto, ensinando as crianças a valorizarem quem cuida delas e, ao mesmo tempo, mostrando que elas mesmas, independente do gênero, também podem oferecer zelo e cuidado, e assim contribuir para a construção de uma realidade onde possamos todos cuidar melhor uns dos outros e do nosso planeta. O amor e consciência nutrem e transformam a Terra, e isso começa aqui, com cada um (a) de nós.

Lançamento do livro

Não há como falar de “quem cuida de mim” sem citar a Mãe Natureza, que, em toda sua força e beleza, nutrição e esplendor, nos ensina e nos cuida todos os dias.

Em homenagem a ela, foi feito o lançamento do livro na última quinta-feira, 22 de abril, Dia da Terra. Esta é uma data para reconhecer a importância do planeta, e para refletir sobre como podemos colaborar para proteger e cuidar da Terra.

Peça o seu exemplar através do link

https://brunasavini.com.br/quemcuidademim

Dia 01/05 – receberemos a artista, astróloga, terapeuta e mãe Thaís Aguiar fundadora do TEARTE.ONLINE, para uma live sobre “maternagem, cultura e Arte na nova era” através do instagram da autora @bruks.savini

 

Rede de apoio

O projeto conta com o apoio cultural de várias instituições como: Editora Livres Palavras; Escola Aprendiz – Santo André; Escola Cometa da Alegria – Mauá; Instituto Educacional Aquarela – Santo André; Colégio Giramundo – São Paulo; Colégio Nelson Gaspar – Santo André, Escola Água Viva – São Bernardo; Instituto Educacional Portinari; Escola Cabaninha; Colégio Roza Oliveira; Colégio Hortência; Escola Caturama; Clínica Spacci.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]