Festival BEIRA! possibilita conferir espetáculos e atividades formativas; festival acontece em formato online

Segue até domingo 28/03 a primeira edição do Festival BEIRA! – Bienal de Experimentos Interculturais Radicados na América-Latina – com uma programação completa de espetáculos, diálogos e oficinas, em formato online. Participaram desta edição grupos e artistas de diversos estados do país, como São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Paraná e Pará, além de dois espetáculos argentinos.

Os espetáculos e diálogos acontecem pelo YouTube. As oficinas e os encontros “Beira Noches” acontecem pela Plataforma Zoom, com retirada de ingressos clicando aqui. Todas as atividades são gratuitas.

Sobre o Festival Beira!

Em 2019 os jovens produtores culturais independentes Carolina Caldas, Gabriel Pangonis e Raíza Penteado se encontraram em uma atividade formativa da MIT – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo e se identificaram por um objetivo em comum: a vontade de abarcar grupos e artistas da América Latina para construir um espaço de troca e estabelecer um diálogo entre várias áreas do saber como produção cultural, teatro, música, entre outros temas.

Em 2020, se juntaram ao projeto Luan Assunção e Luiza Marinho, para ajudar a pensar a execução de um festival multicultural. Inspirado pela ideia de um festival independente e pela frase “ao redor do buraco tudo é beira”, de Ariano Suassuna, nasce a primeira edição do Beira! – Bienal de Experimentos Interculturais Radicados na América-Latina, que acontece em formato online em março de 2021.

Com a mentoria da atriz e produtora cultural Cynthia Margareth, a Beira! foi um dos contemplados com o PROAC LAB Festivais, e sua programação se dividirá entre oficinas, rodas de conversa e mostra de espetáculos, contando com acessibilidade em LIBRAS. A curadoria das oficinas e espetáculos selecionados ficará por conta de Fernanda Missiaggia, Leila Borari e Letícia Pocaia, que irão montar uma programação diversa e variada com grupos e artistas do Brasil e outros países latino-americanos que produzem arte e cultura de forma independente ou longe de centros tradicionais de produção cultural, como periferias, comunidades indígenas ou pessoas afro brasileiras.

SERVIÇO:

Festival BEIRA! – Bienal de Experimentos Interculturais Radicados na América-Latina

Primeira edição – Festival Online

Espetáculos e diálogos pelo YouTube:

https://bitly.com/youtubedabeira.

Oficinas e encontros “Beira Noches” pela Plataforma Zoom, com retirada de ingressos pelo link: https://www.sympla.com.br/produtor/beirabienal.

Todas as atividades são gratuitas.

Instagram: https://www.instagram.com/beirabienal/

PROGRAMAÇÃO FINAL DE SEMANA 26, 27 e 28 DE MARÇO:

DIA 26/03 – Sexta-feira

*11h – Oficina

15h – Oficina: “Acessibilidade em LIBRAS”, com LIBRARIA (Zoom – retirada de ingressos pelo Sympla).

20h – Espetáculo “Maria Firmino dos Reis – uma voz além do tempo” (São Luis/MA) (YouTube)

Sinopse: O espetáculo faz uma releitura sobre a vida e obra da primeira romancista afro-brasileira da história, Maria Firmina dos Reis. Em paralelo a vida de Firmina, a atriz Júlia Martins, pesquisadora da escritora maranhense, trás a sua história de vida e de outras mulheres e homens negros que se intercalam com a história de vida de Maria Firmina dos Reis. Firmina é símbolo de resistência e luta contra a escravidão, seu discurso é o nosso passado, presente e futuro.

DIA 27/03 – Sábado

16h – Diálogo “Cultura na Beira” (YouTube)

Com Julianna Rosa de Souza (parte do NEN – Núcleo de Estudos Negros de Santa Catarina e integrante do NUDHA – Núcleo de Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas), Luna Ákira (criadora do Grupo Avalanx existente em SP, CE e MG, uma das Pioneiras da Cultura Ballroom no Brasil), Lucas Moura (ator, poeta, podcaster e dramaturgo

#jotaerrefotos

20h – Espetáculo “Entre Elas” (São Paulo-SP) (YouTube)

Sinopse: Três amigas se encontram para compartilhar um café e o anúncio de um noivado. Durante esta breve convivência, traços de suas identidades são reveladas por provocações que surgem “Entre Elas” e por questões externas ditadas pela estrutura do sistema em que vivem.

DIA 28/03 – Domingo

16h – Diálogo “Políticas Públicas” (YouTube)

-Silvan Galvão (cantor, compositor, percussionista, banjista e um dos mestres de carimbó do Oeste do Pará), Suelen Ribeiro (artista-educadora que performa nas linguagens do teatro, contação de histórias, dança e música em Diadema) e Ivo Fernandes (fundador do projeto Encontro dos Sambistas em 2009, roda de samba mais tradicional de bauru que completa 10 anos em 2019 e idealizador do projeto caciqueando).

20h – Espetáculo “Lala – Llegué para nacer” (Argentina) (YouTube)

Sinopse: Lala é uma drag queen que, farta de sua cidade, se esconde no porão de um avião para Buenos Aires. Ela quer documentar a experiência e passa por suas experiências pessoais e influências artísticas: Branca de Neve, Selena, sua avó, seu pai e seus amigos. Ele decide estabelecer uma meta para escrever uma música durante o vôo.

22h – Beira Noches (Zoom – retirada de ingressos pelo Sympla)

Atração Musical: Banda Caju Pinga Fogo (Piauí)

A banda surgiu em Teresina, Piauí, no período junino de 2016, do encontro de estudantes universitários. A proposta de misturar a cultura tradicional do pífano a outros ritmos e danças nordestinas, com alegria, energia e juventude, ganha destaque na cena cultural do estado. Em 2020 lançou a Sessão TERRERO, apresentação ao vivo onde exploram a música instrumental e performances corporais.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]