A primeira edição do Prêmio Voluntariado Transformador acontece no dia nove de dezembro

Voluntariado Transformador

Por conta dos efeitos da pandemia na sociedade, o voluntariado se fez muito necessário nos últimos dois anos. A troca de experiências, conhecimento, serviços, apoio, cidadania, gera ganhos para a organização que recebe o trabalho e para o voluntário. É uma experiência que permite conhecer novas realidades, socializar, criar uma rede de relacionamento, engajar-se em uma causa social, contribuir com as habilidades e até mesmo desenvolver novas competências. 

Segundo o Atados, plataforma online gratuita que promove transformação social por meio do trabalho voluntário, de 2019 para 2021 cresceu em 53,7% o número de voluntários e em 68% o de Organizações da Sociedade Civil cadastrados no site. Para então celebrar e inspirar projetos de impacto social o Atados se uniu ao Centro Mineiro de Voluntariado Transformador Minas Voluntários e à Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (FUNDAMIG) para lançar o Prêmio Voluntariado Transformador 2021. Com inscrições abertas para iniciativas de todo o país, a primeira edição do evento acontecerá em dezembro, de maneira totalmente online.

Voltado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda mundial estipulada na Cúpula das Nações Unidas de 2015, o prêmio irá laurear projetos em quatro categorias: Voluntário(a) Transformador(a), que reconhece atividades de voluntariado com notória relevância feitas por pessoas ou projetos independentes; Voluntariado em OSCs e coletivos, destinada a premiar projetos desenvolvidos por diversos tipos de grupos e instituições sem fins lucrativos; Voluntariado corporativo, onde serão contempladas iniciativas feitas por empresas; e também Voluntariado no setor público, categoria destinada a organizações desta esfera com atuação em nível municipal. 

Em um levantamento realizado pela Atados, que possui mais de três mil ONGs cadastradas e 187,5 mil voluntários registrados, das 10 causas mais buscadas para vagas de voluntariado na plataforma, de janeiro a julho de 2021, a causa animal, educação e causas voltadas ao meio ambiente são as que mais mobilizam voluntários. 

“Em um ano com tantas desigualdades acentuadas pela pandemia, reconhecer e exaltar a importância do trabalho voluntário ganha um significado ainda mais especial, que reforça a necessidade da união de diversos segmentos sociais pelo alcance de melhorias na vida humana e no ambiente”, afirma Rosa Diaz, gerente de Comunidades do Atados. “O alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável formam o caminho para a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e consciente, e o voluntariado é uma forma potente de trilhar este caminho”, finaliza Rosa.

Para saber mais sobre o Prêmio Voluntariado Transformador 2021, basta acessar o site do Atados, onde pode-se conferir a programação completa, regulamento, e muito mais. As inscrições para o Prêmio Voluntariado Transformador 2021 ficam abertas até o dia 18 de Outubro pelo site https://atados.com.br/voluntariado-transformador

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]