Na Vitrola: José Mauro – Obnoxious

Gravado no Estúdio Oden e distribuido pela Quantin em 1970, José Mauro e Ana Maria Bahiana passeiam por toda espiritualidade e calmaria dentro deste planeta chamado Obnoxious.

José Mauro

É raro encontrar informações sobre o disco e principalmente sobre a vida e obra de José Mauro, dizem que ele lançou dois discos Obnoxious Viagem das Horas.

Obnoxius se assemelha ao mais sofisticados grau de Edu Lobo, passeios diferenciados, com o tipo de orquestração complexa e melodias que giram de forma calma na nossa cabeça.

Sua voz triste, no entanto, é diferente da maioria dos seus futuros colegas, dando à música uma atmosfera pessimista capaz de complementar perfeitamente o apoio musical.

A música é distintamente brasileira, mas diferente dos caminhos estabelecidos naquela época, tanto quanto agora. Adequadamente executada pelos músicos, José Mauro tem um barítono melancólico e confiante. Há passagens em que a música parece atingir um estado de êxtase, com mudanças lentas e acordes impressionantes.

Como pode um homem tão jovem poder chegar nessas profundidades? Há uma aura de inocência. A grandeza deste disco transcende as limitações e alcança o nível da verdadeira arte.

Hoje em dia ele é considerado um dos registros mais raros do Brasil. E como o álbum não é exatamente o tipo de música que você poderia esperar para ouvir em qualquer lugar – sua beleza se desenrola após repetidas audições – há motivos para temer que este grande álbum continue sua hibernação nas catacumbas de uma gravadora que prefere ignorar esta jóia.

– Músicos:
José Mauro e Geraldo Vespar (guitarra), Dom Salvador (órgão, piano), Sebastião Marinho (baixo), Wilson das Neves (bateria), Paulo Moura (Sax), Maurilo (Trompete), Altamiro Carrilho (flauta), Rildo Hora (Harmonica), Juquinha e Mamão (percussão), Roberto Quartim (cordas).

Produção e Direção: Roberto Quartin
Técnico de Gravação: Jorge Texeira
Remixagem: Roberto Quartin
Estúdio: Odeon
Corte: Ary Perdigao
Programação Gráfica: Colasanti & Pontual
Fotos: Alexandre de Souza Lima
Notas da contra capa: Ana Maria Bahiana

Vai que é gol!

Cresceu jogando "Três dentro e três fora" nos portões dos vizinhos e fazendo música no barracão de sua avó, no nobre e acolhedor bairro de Camilópolis em Santo André. Aí veio o gosto pela arte: hipnótico por qualquer tipo de som bom já feito na Terra, independente do estilo, gênero e grau. Manja o Alejandro Jodorowsky? Então, ele queria ser o alquimista do movie A Montanha Sagrada e o cuiqueiro do disco África Brasil, cultivando sempre a agricultura celeste.

18 Comentários para "Na Vitrola: José Mauro – Obnoxious"

  1. JOSÉ MAURO É MEU AMIGO . BEBEMOS JUNTOS TODOS OS DIAS . QUEM QUISER UM AUTÓGRAFO……SÓ TRAZER O VINIL .

  2. Muito bom o texto, e realmente lembra um pouco do Edu Lobo, tem um outro artista que é bem obscuro é o Hareton Salvanini, procure saber sobre esse cara, é outro cara foda, porém pouco conhecido das pessoas.

    Consegui comprar uma cópia desse disco, uma reedição da “Far Out” que é excelente, e também tenho o compacto original de época, fiquei por vários meses ouvindo ele incansavelmente.

    Também queria mais informações sobre ele, e a musicas do disco “Viagem das Horas”, sabe-se que ele morreu em acidente de carro depois de uma sessão de estúdio e a gravadora prendeu o lançamento.

    Parabéns novamente pelo texto, e bora disseminar cultura.

    Abraços

  3. José Mauro está vivo e estamos tentando relançar sua obra ,,possuo todo material inclusive fotos jornais revistas e os 2 lps..tel-21991280690.

    • Sim José Mauro se encontra vivo hoje com 65 anos de idade e residindo no Rio de Janeiro..sou irmão dele e pretendemos reeditar seus lps,etc…

    • Salve Marcelo, que noticia maravilhosa.
      é um trabalho que merece ser relançado com toda certeza ….
      Já tento entrar em contato com os selos americanos , europeus ??
      Acredito que é possível fazer esse trabalho sim, todos respeitam muito o trabalho do José.

      Irei te ligar para conversarmos melhor.

  4. Do pouco encontrado na internet, consta-se que José Moura morreu em acidente de carro antes mesmo do lançamento do LP “Obnóxios”. Maravilhosa gravação que recentemente descobri.

    Obrigado por postar, ótima descrição sobre os estilo musical de JM.

  5. As a huge fan of this record by jose mauro i had to translate the words from portugese to english in the comments and read that….Jose Mauro is ….alive ?! Really. According to history he is supposed to have died the first week after “obnoxius” was released in thearly 70s in a car crash. Or maybe i am misreading. Please tell me more if you can

  6. Sou irmão dele! José Mauro se encontra vivo, com 67 anos. Ele mora, atualmente, em Jacarepaguá-Rj. Entre em contato comigo quem quiser mais informações. Cel: (22) 988462100

  7. To Alexandre Soares: Olá Alexandre, é um jornalista italiano que está escrevendo um artigo sobre o seu irmão, José Mauro. Este é o meu e-mail (failbetter15@gmail.com), você pode entrar em contato comigo, por favor?
    muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *