Para os cinéfilos de plantão, entre os dias 18 a 31 de outubro ocorre a 37ª Mostra Internacional de Cinema na capital paulista. No catálogo mais de 350 títulos de diversas nacionalidades, que serão exibidos em cerca de 20 localidades, entre cinemas, espaços culturais e museus. Uma fina seleção do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, um misto das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas.

banner mostra

A odisseia este ano destaca a obra do cineasta Stanley Kubrick, que além de ganhar uma exposição no MIS (Museu da Imagem e do Som), será homenageado na Mostra com a Retrospectiva Stanley Kubrick. Quem for à Mostra não pode deixar de conferir filmes que se tornaram além de clássicos, mecanismos de pesquisa e mudanças estéticas no cinema, como Laranja Mecânica (A Clockwork Orange), 2001: Uma Odisseia No Espaço (2001: A Space Odyssey), O Iluminado (The Shining), Dr. Fantástico (Dr. Strangelove: Or How I Learned To Stop Worrying and Love The Bomb), entre outros.

Outra retrospectiva aguardada é a filmografia de Eduardo Coutinho, que em seus plenos 80 anos de idade é personagem importante do cinema documental brasileiro, pois registrou parte da história do país ao longo das décadas. Diretor conhecido pela sensibilidade e pela capacidade de ouvir o outro, Coutinho mostra as emoções e desejos de pessoas comuns, como a história dos metalúrgicos em Peões (2004), os moradores do Edifício Master (2002) e a trajetória interrompida de João Pedro em Cabra Marcado Para Morrer (1984). Coutinho recebe essa bela homenagem em nome do cinema brasileiro enquanto o público é convidado a (re)conhecer sua obra.

A sessão que já virou tradição dos espectadores se dá ao final da Mostra ao ar livre no Parque do Ibirapuera. Este ano com a cópia restaurada de Nathan, o Sábio, clássico alemão de 1922 do diretor Manfred Noa, uma adaptação da peça homônima do poeta alemão Gotthorld Ephraim Lessing. O filme que será exibido no dia 27 de outubro (domingo) ficou desaparecido entre 1930 e 1996, por conta de ter sido censurado no período anterior ao nazismo. Lembrando que a exibição será acompanhada pela Orquestra Petrobras Sinfônica, regida pelo maestro Carlos Prazeres, executando a trilha composta especialmente para o filme pelo libanês Rabih Abou-Khalil.

Nathan, o sábio

Nathan, o sábio

Composta por cinco programações, a Mostra Internacional de Cinema promove a Competição Novos Diretores, que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas-metragens, a Perspectiva Internacional, que busca um panorama recente do cinema mundial, as Retrospectivas, sessões com obras de diretores conhecidos e desconhecidos, as Apresentações Especiais, com exibição de filmes clássicos e de diretores homenageados e por fim a Mostra Brasil, com o que há de inédito no cinema brasileiro.

Novos filmes para uma nova temporada de encanto pelas lentes do cinema. Títulos para todos os gostos, de entretenimento a discussões filosóficas de mais uma renovada Mostra.

 

37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Quando? De 18 a 31 de outubro
Onde? Locais variados
Quanto? http://37.mostra.org/br/pag/ingressos

A programação completa está disponível no site:
http://37.mostra.org/br/programacao/

 

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]