Retomando a discussão iniciada na semana passada nesse post aqui, a SOUL ART teve acesso a uma das premieres do novo documentário a respeito da obra do cineasta, Room 237, que foi lançado primeiro em Sundance e depois no festival de Cannes desse ano. O filme, dirigido por Rodney Ascher explora de maneira bem humorada teorias a respeito de  O Iluminadoum clássico do terror feito por Stanley Kubrick em 1980.

Que o Kubrick era um cineasta obsessivo a gente já sabe, mas o filme traz diversas informações sobre qual seria o real significado do thriller que é baseado no livro, do também consagrado escritor Stephen King.

Algumas das teorias repercutem se O Iluminado seria um filme sobre o genocídio dos índios americanos? Ou um filme sobre o holocausto? Teria Kubrick realmente enviado mensagens a Stephen King através da película? E a lenda de que o homem não teria pousado na lua com a Apollo 11 em 1969, seria mesmo Kubrick capaz de estar por trás de uma das maiores farsas da história?

Essas e outras histórias são contadas sem que haja uma resposta definitiva. Por fim, temos a impressão que Stanley Kubrick não só queria nos fazer sentir incomodados, ele era obcecado por isso.

 

 

O filme ainda não tem data para estrear no Brasil, mas esta correndo os principais festivais do mundo, é aguardar e torcer para que ele apareça por aqui em breve! E se você não aguentar de curiosidade e quiser ir além no assunto, há um outro documentário de 1998 sobre o comportamento obsessivo do diretor, Kubrick Boxes é uma investigação no enorme arquivo com mais de mil caixas etiquetadas e numeradas, cheias de memorabilia e pesquisas de Stanley para seus filmes.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]