Para a estreia deste espaço destinado à divulgação e valorização de nomes desconhecidos e esquecidos do mundo da música, escolhi um conjunto muito peculiar chamado Projeto CCOMA.

O duo formado pelo trompetista Roberto Scopel e pelo percussionista Swami Sagara, em Caxias do Sul (RS), faz a fusão do jazz com a música eletrônica, resultando naquilo que denominaram de Future Jazz.

A possibilidade de produzir uma música instrumental e eletrônica ao mesmo tempo é algo relativamente novo, e o trabalho desse duo, em particular, merece atenção pelo modo como combinam diversos instrumentos de percussão, que vão desde tambores e artefatos inusitados ao raro hang-drum (instrumento de formato semelhante a de um óvni espacial), somado ao trompete com efeitos eletrônicos que produzem a ilusão de se ouvir a mais de um instrumento de sopro. Com influências da arabian-beats, elektro-bossa e electro-tango, as sonoridades tribais e meditativas fazem parte do repertório nas composições do duo.

Confiram a faixa An elephant crossing the room gravada com mais de 30 instrumentos de percussão:

Com quatro CDs produzidos disponíveis para download gratuito, a trajetória do Projeto CCOMA atrelada à de outros músicos que fazem parte da pós-revolução MP3 resultou na produção do documentário Profissão: Músico em que entrevistam e narram o dia a dia daqueles que vivem da música. Com depoimentos e entrevistas de músicos de rua da Inglaterra e da França, DJs como Anderson Noise e Ravin, e músicos como Edgar Scandurra, Fernando Catatu, Naná Vasconcelos e Pena Branca, o documentário é um registro inédito e honesto da profissão do músico na atualidade.

O duo pretende lançar ainda esse mês seu novo álbum Peregrino. Enquanto isso, curtam a música Milonga para los Perros, primeira música do novo álbum disponibilizada pelos músicos.

Para o download do trabalho completo do Projeto CCOMA, acessem:

purevolume.com/ccoma

Mais informações:

Projeto CCOMA

Documentário Profissão Músico

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]