‘Drowned in the Sun’: nova música de Kurt Cobain do nirvana criada pela inteligência artificial 

Após 27 anos da morte do vocalista Kurt Cobain, inteligência artificial cria nova música para a banda nirvana.

Em 5 de abril de 1994, morre o cantor Kurt Cobain. 27 anos depois, com a ajuda da inteligência artificial, surge uma música inédita do Nirvana: ‘Drowned in the Sun(Afogado no sol). 

Kurt Cobain entrou para o “Clube dos 27”, esse clube é uma lista com músicos que ainda são memoráveis mas que morreram aos 27 anos,  como Amy Winehouse, Jim Morrison e Jimi Hendrix.

Muitos fãs se perguntam até hoje: que músicas Kurt Cobain escreveria se não tivesse morrido? 

O projeto “Lost Tapes of the 27 Clubexplica que para a criação da nova música de Kurt Cobain foi utilizado inteligência artificial.

Baseado no Magenta Al do Google, para chegar a composição o sistema analisou as mudanças nos acordes, padrões de bateria, harmonia, e solo, intitulando assim a nova música da banda de “Drowned in the Sun”.

Infelizmente, tudo o que você ouvirá nela é criação da inteligência artificial, exceto os vocais que estão na voz de Eric Hogan que faz parte de uma banda que homenageia o Nirvana.

Kurt Cobain sofria com transtornos psicológicos e o projeto do Clube dos 27 explica que o intuito dessa nova música feita pela inteligência artificial, é para encorajar os músicos que sofrem de transtornos a procurar ajuda, e para evitar que eles se rendam ao isolamento quando se sentem esgotados.

 

A ascensão da banda Nirvana

A banda foi criada em 1987, nos Estados Unidos. Inicialmente era formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic, os dois eram amigos desde quando estudavam em Aberdeen High.

Novoselic demorou ainda três anos para aceitar o convite de Cobain para formar a banda. Depois de aceitar, eles decidiram chamar Bob Mcfadden para a bateria, mas depois de um mês o projeto se desfez.

No mesmo ano, Aaron Burckhard se juntou à banda como baterista. O trio logo começou a produzir repertório próprio.

A escolha do nome

No começo a banda ainda estava em transição com  o nome, Kurt queria um nome agradável, bonito e que fosse fácil de lembrar. Mais tarde decidiram por “Nirvana”, um conceito budista que significa: “a liberdade da dor, do sofrimento e do mundo externo”.

“Nevermind” consagra a banda no mundo todo

O Nirvana teve o primeiro álbum lançado em 1989 – Bleach; gravado pela Sub Pop. Com isso a banda começou a fazer parte da cena grunge de Seattle. Em 1991 foi lançado o álbum “Nevermind”, o segundo feito pela banda que alcançou mais de 26 milhões de cópias e consagrou o Nirvana no mundo todo. Esse álbum foi intitulado pela revista Rolling Stone como a melhor capa de todos os tempos.

O fim da banda Nirvana

O fim do Nirvana aconteceu em 1994, devido ao suicídio do vocalista Kurt Cobain. Apesar disso, a banda era e ainda é reconhecida pelo mundo, em 1995 ganharam o Grammy Award por “melhor álbum de música alternativa”. Em 2002 a coletânea da banda foi lançada contendo a faixa “You Know You’re Right”, última música gravada com Kurt ainda vivo.

 

A carta de despedida de Kurt Cobain

Aos 27 anos o cantor Kurt Donald Cobain foi encontrado morto com um tiro na cabeça em Seattle – Washington. Marco para o grunge, um estilo de rock alternativo, o artista é até hoje memorável como um dos principais nomes da música.

O artista deixou uma carta de despedida, que logo após sua morte foi lida na TV pela viúva do cantor, Courtney Love. Ela disse que fez questão de ler as últimas palavras para os fãs, para que todos pudessem partilhar da dor do roqueiro.

Na carta Kurt escreve sobre sua solidão e problemas de relacionamento. E segundo ele, esses problemas se agravaram devido ao excesso do uso de drogas e álcool.

 

Veja abaixo, a carta na íntegra de despedida de Kurt Cobain

Falo como um simplório homem com experiência que obviamente preferia ser uma criança castrada e reclamona. Este bilhete deve ser bastante fácil de entender. Todas as advertências das aulas de Introdução ao Punk Rock ao longo dos anos, desde minha apresentação à, digamos, ética envolvida na independência e o acolhimento de sua comunidade, se provaram verdadeiras. Eu não tenho sentido a excitação de ouvir, bem como criar música, juntamente com a leitura e a escrita, faz muitos anos. Eu me sinto culpado por essas coisas além do que posso expressar em palavras

Por exemplo, quando estamos atrás do palco e as luzes se apagam, e o ruído ensandecido da multidão começa, isso não me afeta do jeito que afetava Freddie Mercury, que parecia amar, se deliciar com o amor e adoração da multidão, que é algo que eu admiro e invejo totalmente. A verdade é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo nem com vocês nem comigo. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas sendo falso e fingindo como se eu estivesse me divertindo 100%. Às vezes eu sinto como se eu tivesse que bater o cartão de ponto antes de subir ao palco. Eu tentei tudo ao meu alcance para gostar disso (e eu tento, por Deus, acreditem em mim, eu tento, mas não é o suficiente). Eu gosto do fato que eu e nós atingimos e divertimos um monte de gente. Devo ser um daqueles narcisistas que só dão valor às coisas quando elas se vão. Sou muito sensível. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que eu tinha quando criança.

Nas nossas últimas três turnês, eu tive um apreço muito maior por todas as pessoas que conheci pessoalmente e pelos fãs de nossa música, mas eu ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que eu tenho por todos. Existem coisas boas dentro de todos nós. Eu acho que simplesmente amo demais as pessoas e isso me deixa muito triste. O pequeno, sensível, insatisfeito, pisciano, Jesus triste. “E por que você simplesmente não aproveita?” Eu não sei.

Eu tenho uma deusa como esposa que transpira ambição e empatia e uma filha que me lembra demais como eu costumava ser, cheia de amor e alegria, beijando cada pessoa que ela encontra porque todos são bons e ninguém a fará mal nenhum. E isso me apavora ao ponto de eu mal conseguir funcionar. Eu não posso suportar a ideia de Frances se tornar um triste, autodestrutivo, e mortal roqueiro, como eu virei.

Eu tive muito, muito mesmo, e eu sou grato por isso, mas desde os sete anos, passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque parece tão fácil para as pessoas que têm empatia se darem bem. Apenas porque eu amo e lamento demais pelas pessoas, eu acho.

Obrigado do fundo do meu ardente e nauseado estômago por suas cartas e preocupação nestes últimos anos. Eu sou um bebê errático e triste! Eu não tenho mais a paixão, e por isso lembre-se, é melhor queimar de vez do que se apagar aos poucos.

Paz, amor, empatia.

Kurt Cobain

 

Conheça as músicas mais ouvidas do Nirvana

1 – Smells Like Teen Spirit 

2 – Come As You Are 

3 – Heart-Shaped Box 

4 – I Hate Myself And Want To Die

5 – All Apologies

6 – Dumb 

7 – Lithium 

8 – Lake Of Fire 

9 – The Man Who Sold The World

10 – Where Did You Sleep Last Night

11 – About A Girl

 

Playlist Disponível em Spotify e Youtube

 

 

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]