Aproveitando o dia dos nossos pimpolhos, opss, Dia das Crianças, é claro que o cinema não deixaria de participar desse momento tão mágico da vida dos pequenos. Para quem tem filhos ou conserva a criança interior, pode ir guardar os brinquedos, e escolher a pipoca doce ou salgada, pois já começou o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil por todo o Brasil pela rede Cinemark de cinema.

O FICI completa 10 anos e trás uma programação especial que começou no Rio de Janeiro e Niterói (24 de agosto a 2 de setembro), seguiu para São Paulo, Campinas e Santos (21 a 30 de setembro), acabou de começar em Natal (5 a 14 de outubro), começará em Aracajú e Salvador (19 a 28 de outubro) e terminará em Brasília e Belo Horizonte (1 a 11 de novembro). Além do crescimento da produção do cinema infanto-juvenil, o evento busca parcerias com escolas públicas e projetos sociais para levar muitas vezes, crianças que estão indo pela primeira vez assistirem a sétima arte, colaborando assim para a formação de um novo público e quem sabe um possível futuro cineasta.

Nesta 10ª edição, o Festival também traz atrações especiais, como a concorrida Dublagem ao vivo, mostrando em primeira mão a face e voz dos nossos personagens humanos. O 3x Índia, parceria de Índia e Brasil nos comentários de política internacional. A mostra Novos Jovens, ou aquela fase bem complexa que todo mundo passou e passará um dia, com os filmes que nos convidam a nos reconhecer em personagens, a nos identificar, e a nos ajudar nessa fase tão intensa. Outra programação muito criativa é a do Pequeno Jornalista, em que rola um bate papo com um jornalista gente grande, valendo analisar e criticar, mas só as crianças podem participar da atividade escrita mostrando suas opiniões, críticas e idéias do filme. E por último, o Pequeno Cientista, para as sortudas crianças poderem esclarecer dúvidas e sanar a curiosidade com cientistas convidados que participam das sessões e compartilham seus conhecimentos.

Durante o FICI no Rio de Janeiro, ocorreu o Fórum Pensar a Infância, entre os dias 27 a 30 de Agosto, em parceria com o Centro de Cultura Brasil & Holanda e o Dutch Film Fund, que promoveu o encontro de profissionais do cinema holandês e brasileiro. O Fórum apresentou narrativas, tendências e novas linguagens do cinema infantil. O mais importante foi o resultado que tanto o Festival quanto o Fórum geram, pois é fundamental debater e pensar na criação de políticas públicas, para setores públicos e privados, sobre a condição de ser criança hoje, em meio a novas tecnologias, ao crescimento do audiovisual infantil, ao direito infanto-juvenil, a educação e ao desenvolvimento de um novo cidadão consciente de sua comunidade e natureza.

Dois novos programas fazem parte do especial do FICI. O primeiro é a Sessão Contada, que recebe um profissional da área artística para ler o filme em português que estará sendo exibido. Dentre os destaques internacionais:

Keshu (Índia, 2009)

Tony 10 (Holanda, 2012)

O Pequeno detetive e os fantasmas (Croácia, 2011).

E o segundo, Conversa no Cinema apresentará as estreias de 2012, seguido de um papo com o público, destaque para os brasileiros O diário de Tati (Mauro Farias) e 31 minutos (Álvaro Diaz e Pedro Peirano).

 

Se você acha que já acabou, ou que seria apenas mais uma mostra de desenhos animados, está errado, o FICI, também preocupado com a sustentabilidade e formação de novos cientistas, educadores, artistas, entre tantos futuros traz o ComKids, ou seja, conteúdos especiais verdes! Assim, falar de ecossistema, proteção das águas, florestas e preservação da fauna e flora nunca foi tão cinematográfico e divertido.

Então já sabe o dia das crianças não é apenas ganhar brinquedos, é assistir, pensar, refletir, debater e aprender com a ferramenta do cinema, para futuramente os nossos pimpolhos estarem criando e cultivando um espaço político, ecológico, social, educacional e amoroso para as próximas gerações.

Quando? De 24 de agosto a 11 de novembro
Onde? Rede Cinemark de cinemas
Quanto? http://www.cinemark.com.br/ingressos/precos

Programação completa de filmes:
http://festivaldecinemainfantil.com.br/2012/index.php/filmes/festival
Quer mais:
http://festivaldecinemainfantil.com.br/2012/index.php/
http://www.comkids.com.br/
http://www.cinemark.com.br/

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]