O que é a cidade? Um amontoado de casas, prédios e comércios? Um labirinto de ruas, pontes e avenidas? Um ponto no mapa, um item do endereço? Um espaço de terra controlado por políticos e autoridades? O cenário que passa despercebido durante a ida e a volta do trabalho? Não. A cidade é a extensão de nossas subjetividades, o espaço público onde os indivíduos se relacionam e se influenciam, é a nossa identidade compartilhada, o berço da filosofia: nós somos a cidade. Se nenhum homem é uma ilha, como disse John Donne, a cidade é o terreno onde a gente se junta, onde a gente canta e compartilha a vida. Se essa ideia se perdeu no meio do caminho, é hora de retomar as ruas, é tempo de ocupar!

Para esse fim, nasceu no bairro do Bixiga, tradicional cenário do samba e da culinária da cidade de São Paulo, o movimento Ocupaí Bixiga. Com uma proposta de revitalização baseada no resgate do Bixiga como pólo cultural, e o estímulo da cidadania por meio de atividades que integrem os moradores (e visitantes) e estimulem a gestão comunitária do bairro, o Ocupaí Bixiga tem como atividade mais conhecida o Dia do Graffiti, evento que terá sua 7ª edição no próximo dia 7 de abril. Reunindo artistas visuais, bandas tocando e DJs, a festa conta com um público maior a cada ano, desde sua primeira edição em 2007, e ilustra muito bem o quão saudável é o convívio social e cultural. Para este ano são esperadas cerca de 3 mil pessoas sorrindo e celebrando.

viidiadografite

O Dia do Graffiti no Bixiga é uma das comemorações para a data criada informalmente em 1988, em homenagem ao artista Alex Vallauri (1949-1987), pioneiro na arte do graffiti. Nas palavras do etíope radicado em São Paulo: “Transformar a cidade com uma arte viva e popular e induzir à efetiva participação da comunidade, eis a minha intenção”Além do show da banda Bixiga 70, onde tocam alguns dos idealizadores do projeto, uma das principais atrações fica por conta da pintura de um mural no edifício que abriga a DGT Filmes, o Estúdio Traquitana e a Livraria Suburbano Convicto, renovado a cada edição da festa. O Dia do Graffiti conta ainda uma oficina de stencil, um sarau, e muitas atrações musicais que serão apresentadas nos próximos dias em posts especiais aqui no SOUL ART.

Dia do Graffiti

Foto por PaulaLyn Carvalho

Bixiga 70 no Dia do Graffiti 2012

 

Dia do Graffiti no Bixiga (clique para Evento no Facebook)

Quando?
07 de abril de 2013, das 12h às 21h
Onde?
Ruas 13 de maio (70) e Santo Antonio (1015)

O que?
Pintura dos muros e oficina de stencil a partir das 12h.
Discotecagem Veneno Sound System e MZK

14/15h – Capoeiras da Bela Vista
15/16h – Sarau Suburbano Convicto Produções
16/17h – Projeto Social da Vai-Vai – Bateria Mirim
17/18h – Aglomerado
18/19h – AfroElectro
19/20 – Bixiga 70

Realização: Ocupaí Bixiga

Apoio: Traquitana Estúdio e DiscosDGT FILMES, Suburbano Convicto, Bixiga 70, Verdura Produções Culturais, Escola de Samba Vai-Vai, Capoeiras da Bela Vista, Aglomerado, Afroelectro, Veneno, MZK, Casa Taiguara de Cultura, Centro de Memória do Bixiga, Cantina Conchetta, Coletivo Soul Art, Ocupa Filmes, Rafael Gentli, Peri Pane, Ação Educativa, Novo Olhar, Opinare, Coordenadoria da Juventude de São Paulo.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]