Foto: Priscila Castilho / SOUL ART 2013

De uns tempos pra cá, o paulistano retomou sua certeza de que a rua é nossa, sim. O hip hop (entrando aí o combo todo, rap, djs, break e graffiti) teve uma participação fundamental nisso, desde as batalhas que reinaram décadas nas calçadas até a letra dada pelo Emicida e as festas loucas que vêm rolando quase todo fim de semana no centro. Não há momento melhor pra autêntica cultura da rua continuar florescendo na capital paulista e, pra complementar o belo cenário positivo de 2014, acontece no domingo, dia 30, a oitava edição do Dia do Graffiti no Bixiga.

Parte das ações do movimento Ocupaí Bixiga, o evento leva um festival de arte ao vivo e a céu aberto todo ano a um dos bairros mais tradicionais do centro de São Paulo. O esquema é de livre intervenção artística, proporcionando a participação de qualquer interessado, até que os muros brancos sejam preenchidos. É uma comemoração e tanto pro Dia Nacional do Graffiti, 27 de março.

Foto: Priscila Castilho / SOUL ART 2013

Outros braços fortes da cultura negra complementam a experiência de quem colar por lá. O evento começa com a tradição da capoeira da Bela Vista e do samba da Vai-Vai, e passa pelo improviso e a poesia dos autores do Sarau Suburbano Convicto, do mestre Alessandro Buzo, realizado às terças lá mesmo, na 13 de maio. O fino da música brasileira sonoriza tudo isso, com MC Sombra e seu novo trampo, Fantástico Mundo Popular, Zebrabeat e o caprichoso groove do Bixiga 70. Tudo gratuito, ali, na rua, no meio da cidade.

Foto: Priscila Castilho / SOUL ART 2013

Depois das 21h, quem tiver pique ainda aproveita a Nomade Orquestra na festa de encerramento no espaço Mundo Pensante, com entrada-pechincha por dez reais.

Dia do Graffiti no Bixiga 2014

Programação:

12h00 – Início da pintura do mural
13h00 – Capoeiras da Bela Vista
14h00 – Bateria mirim da escola de Samba Vai-Vai
15h00 – Sarau Suburbano Convicto
16h00 – Novolhar Break
16h30 – MC Sombra
18h00 – Zebrabeat (Pará)
19h00 – Bixiga 70
21h00 – Festa no Mundo Pensante com Nomade Orquestra

Discotecagem: DJs Paulão e Ramiro Z
Mestre de Cerimônia: Tubarão
Local: Rua Treze de Maio, 70 – Bixiga, SP
Data: 30 de março
Preço: Grátis (evento na rua)  / Festa na Mundo Pensante R$10
Informações: diadograffitinobixiga.wordpress.com

Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Estúdio Traquitana, Verdura Produções, Stencil Brasil, Mundo Pensante, DGT Filmes, Sarau Suburbano, Bixiga 70, Escola de Samba Vai-Vai, Casa do Mestre Ananias e Capoeiras da Bela Vista, Mc Sombra, Zebrabeat Afro-Amazônia Orquestra, Nomade Orquestra, MZK, Tubarão, DJs Paulão e Ramiro Z, Centro de Memória do Bixiga, Cantina Conchetta, SOUL ART, Colex, Ação Educativa e Novolhar.

Girls

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]