lampioes

Era uma vez na terra de Camelot, opsss, ou seria sertão do agreste? Euclides da Cunha já dizia que “o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão”. Já Glauber Rocha nos mostrou que se você correr toda vida retinho retinho, chegará ao mar. Então, por que não, Lancelote deixaria as brumas de Camelot pela terra do sol?

Depois dos hollywoodianos O Mágico de Oz, Mamma Mia, Cabaret, Rei Leão e entre tantos outros, é a hora do brasileirinho Lampião e Lancelote, sob adaptação de Bráulio Tavares. O espetáculo musical estreiou dia 14 de março e fica em cartaz no Sesi-SP até Junho, e promete muita disputa de repente entre o cavaleiro da Távola Redonda e o Cangaceiro mais famoso do nordeste.

lampiaoLancelote

Baseado no livro de Fernando Vilela, a peça proporciona o encontro de dois personagens que povoam o imaginário popular e que fazem parte da história do cordel e das novelas medievais. Após cair na armadilha da feiticeira Morgana, Lancelote é enfeitiçado e enviado pro sertão cabra da peste. O clímax da história é o momento do encontro do nobre Cavaleiro com o Rei do cangaço. Esqueça a luta de espadas, ou quem atira mais rápido de cima do cavalo e muito menos a Excalibur, a melhor arma aqui é aquela que faz a melhor rima. Essa mistura de prosa e poesia promete muitas cócegas gramaticais e muitas proezas verbais dos atores Daniel Infantini (Lampião) e Leonardo Miggiorin (Lancelote).

Foto João Caldas

Foto por João Caldas

A narração dessa batalha fica por conta de Cássio Scapin (o eterno Nino do Castelo Rá-Tim-Bum), que promete guiar os espectadores nessa disputa ao som da trilha composta e dirigida por Zeca Baleiro, com direito ao som folclórico de rabeca, viola, violão e acordeão.

lancelotes

Entre o texto de Vilela, que ilustra o cenário do sertão nordestino, e a Europa medieval, está a cenografia de Duda Arruk, que traz elementos comuns ao mundo desses personagens, como espadas e lanças. Tudo isso em meio a Glauber Rocha: mesmo não sendo personagem do livro de Vilela, suas cenas cinematográficas aparecem em uma mistura de Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) com castelos medievais em pleno sertão.

lampiao-lancelote_2

Foto João Caldas

Lampião e Lancelote já é um sucesso em meio às trajetórias desses personagens encantados. Uma aventura gramatical, com direito a romance em que até Maria Bonita e Morgana fazem participação. A aventura dessas terras mágicas agora em cartaz pertinho pertinho, sem precisar caminhar pela terra do sol.  

 

Lampião e Lancelote

Quando? Em cartaz até o dia 30/6 – Quinta a sábado, às 21h; domingo às 20h.

Onde? O Teatro do Sesi-SP fica na Avenida Paulista, 1313 (Centro).

Quanto? Ingressos R$10 sendo quintas e sextas grátis.

 

 

Créditos:

Informações técnicas: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,lancelote-encontra-o-sertao-,1008117,0.htm

Imagens: Google Imagens

 

Responda à nossa pesquisa e nos ajude a fazer do blog SOUL ART um portal cada vez mais completo: http://ow.ly/iEgC8

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]