Em série autoral da SOUL ART, Eduardo Arau analisa a composição de Meu Guri, de Chico Buarque 

  

A música O Meu Guri, de Chico Buarque, escrita em 1981 e parte do álbum “Almanaque” é uma obra de arte na música popular brasileira. 

Reconhecido como um dos principais compositores do país, Chico Buarque explora com ironia e ternura a história de uma mãe que não reconhece no filho a maldade e as más ações. 

 

Quais são as referências de Chico Buarque  

Francisco Buarque de Hollanda é carioca, nasceu em 1944, e é filho de um dos maiores historiadores da sociedade brasileira, Sérgio Buarque de Hollanda 

Imaginemos um cenário em que o pequeno Chico tem como principal referência o autor do livro “Raízes do Brasil”, que fala sobre história da civilização brasileira e adentra a questão da modernização do país, aprofundando a análise do que chama homem cordial, expressão que utiliza para caracterizar o povo brasileiro 

Esse cenário permite ao jovem crescer em um ambiente que está presente os maiores pensadores do meio do século XX, como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Gilberto Freyre, entre outros. 

Convívio com ideais feministas 

Para o desenvolvimento da carreira do marido, a mãe de Chico BuarqueMaria Amélia Buarque de Hollandaocupou uma posição de coadjuvante na vida política e no registro histórico da sociedade, mas poderia ter sido mais relevante caso não tenha tido sua carreira direcionada aos cuidados domésticos. 

Reconhecida como a personagem com maior consciência social e fervor político da família, a época em que Maria Amélia viveu contava com um contexto extremamente machista. Com sete filhos, restava poucas oportunidades além das tarefas domésticas à esposa.  

Mesmo assim, a mãe do cantor se destaca por ser antenada em pautas sociais e é natural a herança destes conceitos à obra do filho. 

As referências materna e paterna reforçam a autoridade de Chico Buarque para escrever letras como a de O Meu Guri, que conta com uma crítica muito terna às condições de pobreza e da criminalidade. 

Sobre o que fala a música O Meu Guri 

A música conta com a fala de uma mãe a alguém denominado “seu moço”, que vai ouvindo a versão dela acerca de atitudes ilícitas de seu filho. Supõe-se que o homem é um policial que houve o que tem a dizer a mãe sobre a morte do filho. 

Ao longo da letra, são apresentados pela mulher atitudes que “O Meu Guri” costumava praticar que a humilde senhora não identificava como contra à lei, dado sua humildade e falta de conhecimento. 

Analfabeta, ao ver a foto do seu filho no jornal a mulher comemora dizendo que finalmente seu guri tinha chegado lá, sem entender que a manchete expunha a prole assassinada pela polícia.  

Confira a análise de Eduardo Arau para conhecer mais detalhadamente a mensagem por trás da letra. 

 

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]