Três de novembro de 2013: cercado por amigos e um time de músicos da pesada, o guerreiro Tifu subiu ao palco do SESC Santo André, sua cidade natal, para lançar o disco A Rima Nunca Para – Minha Versão da História. Cantador de rap desde 1997, Tifu estreava ali o segundo álbum de sua carreira, premiando um cotidiano de muita luta pelo Hip-Hop, ora em forma de rimas, ora por oficinas, palestras e debates.
Armado de rap até os dentes, formou sua linha de frente com os aliados DJ Spaiq, Paola Evangelista, Carolina Navaro, Red Lion, Rafael Cab, Bruno Cabrero, Carlus Avontes e DJ Jamal. Ainda no camarim, a energia dos que se preparavam pra festa já transmitia um fervor espiritual contagiante. Um a um, se apresentaram ao lado de Tifu, transbordando o melhor de si no suor que fazia jus ao calor do dia.
Casa cheia, noite quente, e o DJ Spaiq comandando os corações com suas picapes. Tifu tocava Arma de Resistência e enquanto eu ouvia “deixa pra mim, que a revolução não para, HIP é meu escudo, HOP é minha espada”, juro que pude enxergar ali no palco um guerreiro coberto por armaduras, clareando em minha cabeça o exato contexto da batalha que o rapper enfrentava ali com o mic na mão.
Ao som de Deixa, Paola Evangelista preencheu o ambiente com a calmaria que emana de sua voz. Em seguida, Carol Navaro (Marco Nalesso e A Fundação) assumiu o posto e estrondou os alto falantes com seus refrões em O Poder. Nos toca-discos, foi a vez do Dj Jamal entrar com Rap do Mentiroso e Fofoqueiro, que contou também com a apresentação de Carlus Avonts.
Em Mutação, o violão de Marcus Fumaça acompanhava o assovio e a composição lindamente recitada: “imerso crio esse verso que introduz fatos de uma época passada sem nenhum cheque, beque, conhaque, rum… E amanhã parecia um dia comum. Na vitrola Bezerra da Silva e Mussum, e o moço sentado na escada pique bebum […]”.
Ainda no combate, Bruno Cabrero marcou presença em Guerrilha. Com Red Lion no palco, de turbante na cabeça e descalço de qualquer negatividade, o hit Rap Porradão encerrou uma noite memorável para Tifu, para o público ali presente e para todos os que acreditam na força e no poder de transformação do Hip-Hop. Noite de rima, de arte e de luta. Salve Tifu!
Você encontra o registro completo do show clicando aqui.
Para mais informações e para acompanhar todo o trabalho e novidades a respeito do novo álbum do Tifu, curta a fanpage do artista clicando aqui.
Fotos por Tatta Barboza/SOUL ART
[popup_anything id="11217"]