A arte psicodélica é um movimento caracterizado pela percepção de aspectos desconhecidos, que busca por meio da criatividade sem limite, a criação de pinturas inusitadas
Lançada em 20 de abril de 2020, a série Midnight Gospel faz alusão a arte psicodélica contemporânea, e toda sua estruturação de filosofia, sagacidade e espiritualismo faz parte do combo da série tão elogiada por críticos.
A série Midnight Gospel
Produzida pelos mesmos criadores de “Hora da Aventura”, Pendleton Ward inseriu em Midnight Gospel elementos ilusórios e um visual psicodélico.
A série faz alusão ao podcast de Duncan Trussell, chamado “The Duncan Trussell Family Hour”. No programa Duncan conduz entrevistados em busca de criar diálogos profundos e ao mesmo tempo totalmente compreensíveis.
Duncan Trussell, produzida por William Burns
Duncan dá voz ao protagonista chamado Clancy (um podcaster), que mora sozinho em um trailer, e que possui um computador inteligente que permite Clancy viajar por diferentes mundos através de um simulador.
São nessas viagens que Clancy encontra o entrevistado, e apresenta o programa, iniciando um diálogo sobre conhecimentos afins, e verdades filosóficas.
O curioso é a similaridade entre os personagens escolhidos para esse diálogo: a conversa acontece minutos antes do entrevistado morrer, ou o mundo do entrevistado está para se acabar.
“A profundidade dos diálogos da animação se dá justamente porque as conversas são realmente feitas com especialistas – por estudo ou por vivência. E embora o seriado todo seja bastante cunhado nos ensinamentos budistas, tudo o que é espiritual e/ou existencial é abordado, do tarot ao mindfulness, de Cristo a Nietzsche.”
Apesar de toda a temática tratada na série, não precisa ser um expert no assunto para compreender Midnight Gospel. Os temas são tratados na vida cotidiana, como: medos, lições, traumas, sofrimentos, dúvidas, vingança, questionamento e até mesmo religião.
Além disso, enquanto Clancy entrevista um personagem, imagens aleatórias aparecem ao fundo, situações durante a conversa, que servem de base para compreender a estruturação da conversa.
A série não é recomendável para menores de 18 anos, devido aos efeitos estimulantes alucinógenos que a arte psicodélica é transmitida em Midnight Gospel.
Entenda o movimento da arte psicodélica
A arte psicodélica, ou psicodelia, foi um movimento artístico que teve ascensão na década de 60. Dando ênfase à contracultura do estilo de vida hippie, que envolvia o estilo musical, roupas e até mesmo filmes.
O nome “psicodélico” refere-se a drogas que eram totalmente proibidas na cultura juvenil da época. A palavra tem origem grega, que significa “revelar a mente”, esse significado foi usado como ‘bordão’ por muitos artistas até hoje.
Na época, a música psicodélica também esteve no seu auge, e contou com artistas como Jimi Hendrix, The Grateful Dead, The Who, Janis Joplin entre outros.
Conheça os principais artistas da época
Wes Wilson – conhecido como o pai do cartaz de concertos do rock nos anos 60
Victor Moscoso – o artista também foi conhecido pelos seus cartazes do rock psicodélico, emprestado de quadrinhos, Victor era um designer gráfico profissional e atuou em propagandas em San Francisco durante a década de 70
Gary Grimshaw – artista americano, que também se especializou no projeto de pôsteres de concertos de rock, levando seus cartazes como parte das sua expressões ativistas políticas com o Partido das Panteras Brancas
Mouse e Kelly – produziu capas de álbuns para Grateful Dead e Journey
Peter Max – um dos mais famosos artistas vivos, ícone da cultura pop
Saiba como desenhar uma arte psicodélica:
A arte psicodélica é brilhante, colorida e inusitada. Portanto, ela é facilmente reconhecida pelos traços, cores e seu estilo abstrato.
É importante buscar meios de inspiração e saber os estilos tendenciosos do século XXI, como cores quentes por exemplo.
Passo 1
Analise o máximo de artes psicodélicas para conseguir inspiração para o seu trabalho, observe atentamente os seus significados e representações.
Olhe pros formatos, linhas, e formas longas distorcidas que podem conter padrões de posicionamento.
Passo 2
Planeje seu desenho, escolha os objetos a se trabalhar, como cogumelos, cores, listras, círculos, padrões, quadrados, entre outros.
Depois imagine o objeto na sua mente e esboce linhas em todo contorno original.
Passo 3
Crie um padrão de fundo, faça isso através da rede de padrões. Mesmo que aquele fundo não faça parte da arte final, é importante criar uma base para o seu objeto central.
Passo 4
Divida seu desenho em 4 seções, cada seção precisa ser desenhada/pintada de forma separada.
Após isso, busque encaixar as seções para o seu primeiro desenho.
Por exemplo, se estiver desenhando um cogumelo, adicione de seis a oito círculos na cabeça do cogumelo, faça o mesmo número de desenhos com as listras.
Passo 5
Utiliza cores brilhantes, use esquemas de cores abstratas. Neon verde, amarelo, rosa, vermelho, e laranja são ideias de efeitos visuais mais comuns.
Passo 6
Desenvolva (por meio de treino) habilidades de designs diferentes, repetindo formas geométricas, de forma simétrica ou assimétrica, com linhas horizontais e verticais.
Lembre-se: mesmo inspirando-se em outros artistas, procure a criação de projetos orgânicos e autorais, uma das características da arte psicodélica.
[popup_anything id="11217"]