A arte mandala é conceituada em práticas espirituais dos Hindus, Budistas e outros Nativos Americanos, o seu desenho é constituído por formas geométricas e cores que se combinam, além disso a arte mandala tem objetivos sagrados e outros significados que promovem a junção de amor, cura e natureza
O que significa arte mandala?
Para entender o conceito de arte mandala é necessário entender o termo ‘Mandala’. Esse conceito explica todos os objetivos, formatos e cores de cada traço linha e desenho final.
A palavra mandala é um termo que vem da linguagem sânscrito. Essa língua é uma das mais antigas das línguas indianas, considerada hoje uma fala morta não sendo mais utilizada.
O que a filosofia diz sobre o termo mandala?
Na filosofia, esse termo é caracterizado como um diagrama que é composto de formas geométricas concentradas (não é uma arte livre, o conformismo, o padrão é comum nesse tipo de arte).
Nas práticas psicofísicas do hinduísmo e do budismo como, ioga e tantrismo, esse termo é utilizado como uma representação, um ponto focal para meditação e concentração do ser humano.
Em outros termos mais religiosos ou extensões da psicologia, a mandala representa simbolicamente a luta pela unidade total do eu, o ponto central das emoções e o controle delas.
Afinal, qual é o objetivo da arte mandala?
A arte mandala tem como objetivo se designar a uma intenção sagrada. A nossa mente é intuitiva e nem sempre estão em sintonia com a situação real em que estamos vivendo.
Justamente por isso que a arte mandala se propõe a designar um fluxo de pensamento. Oferecendo um estímulo baseando-se em conteúdo sagrado e espiritual; uma prática de meditação com cores e significados.
As mandalas oferecem blocos de construção visual, então você é o principal responsável por dar um significado para a arte mandala.
As grandes belezas, sejam iniciais ou finais, convidam você e apoiam a expansão da consciência. A geometria traz símbolos, padroniza as informações e ressoam dentro de nós em diferentes níveis.
Mandala na religião
Uma lenda indígena muito antiga conta que uma mãe procurou ajuda a uma curandeira de uma tribo, por seus filhos não conseguirem dormir à noite.
A curandeira deu a sugestão para essa mãe criar um círculo com um labirinto dentro e pendurá-lo na parede, assim os sonhos maus e todo o peso ficariam amarrados nessas linhas.
Esse círculo conhecemos hoje como “filtro de sonhos”. Alguns historiadores dizem que esse filtro está relacionado ao mandala, pelo seu significado religioso e pela sua ancianidade.
Além disso, o mandala está relacionado com a arquitetura estética e beleza da igreja gótica. As catedrais são compostas por vitrais e desenhos inspirados na mandala, as cores nem sempre são vibrantes e alegres, porém os seus desenhos revelam labirintos e formas geométricas intermináveis.
[popup_anything id="11217"]