3pilares01

É isso mesmo rapazeada, os Reis da Praça estão de volta. O grupo 3 Pilares – representado por ÉdãoTutu, Junin e Bolin – diretamente de Santo André (ABC Paulista), está comemorando 10 anos de caminhada no rap nacional e lançou o clipe da pedrada A Década, gravado na quadra de basquete do Parque Pignatari (Utinga – S.A.) e dirigido por Jay Possibilite. Aperta o play e saca só a celebração:

FICHA TÉCNICA

Direção: Jay Possibilite
Co-direção: Thiago Nascimento
Imagens e Edição: Jay P. Galardinovic
Produção: Rafael Sterzek, Diego Rodrigues, Felipe Bononi
Produção Musical: Bolin
Riscos: DJ B8
Gravação, Mix e Master: Casa 1

3pilares02

Jay P. e Thiago Nascimento na missão!

Aproveitando o bonde, conversamos com Édão que nos contou um pouco mais sobre a produção do disco, como foi a gravação do clipe e também como está sendo o trampo junto ao grupo…

3pilares04

Making of da produção!

Salve Édão, o 3 Pilares está lançou o clipe “A Década” que marca 10 anos do grupo e o primeiro single do novo trabalho. Conta pra gente essa cena toda aí…

Isso mesmo! É o primeiro single do novo trabalho que retrata e comemora os 10 anos de estrada do grupo. A ideia no início era apenas fazer um show comemorativo, aí foi surgindo a ideia de fazer um som, que foi puxando outro e assim foi, quando vimos já tinha quase um álbum inteiro. Esse foi o primeiro som desenvolvido, com produção do beatmaker Bolin, que é nosso parceiro desde quase o início do grupo. As líricas cada um do grupo fez a sua, baseando em todas as faixas já produzidas e lançadas. Pode reparar que 90% das letras são nomes das músicas ou refrões que são música do 3 Pilares.

Como foi essa experiência de ter juntado toda a crew de amigos do cenário artístico independente do ABC na quadra de basquete do Parque Pignatari em Santo André?

Foi muito foda! A gente sempre teve essa cultura de juntas os amigos pra fazer rap desde o início, seja criando um som, gravando em estúdio, vídeo clipe e shows. Foi muito importante para nos ver que, depois de um hiato de quase quatro anos sem lançarmos nada, colou uma galera em peso e que acredita em nosso trabalho. Fora os artistas locais que também fortalecerem, desde o Tifu, Nobru CZ, Alemão Culitve Dub, Dj Voddoo, Segredo que é da nossa banca também, foi muito foda!

3pilares03

Galera agitando durante a gravação!

Quais foram os critérios utilizados para escolher essa locação. Porque uma quadra de basquete? Vocês tem alguma ligação com o Parque Pignatari?

Escolhemos a quadra de basquete pois foi numa quadra que nos conhecemos e formamos a Banca Reis da Praça, era nosso time de basquete, nada mais justo frisarmos isso num vídeo de comemoração de 10 anos do grupo. A quadra do Pig (Parque Pignatari, Santo André) foi perfeita para realização desse projeto, pois além de ser muito boa para jogar, tem uma fotografia e estrutura muito boa para filmar. Fomos algumas vezes jogar e na hora de por no papel a ideia já pensamos nela de primeira.

O que podemos esperar desse novo trabalho que está chegando? O que vem pela frente?

Esse trabalho novo do 3 Pilares posso dizer que é o mais sólido que já fizemos, desde rimas, ideias, flows e produção. Esta bem conceituado e com uma pegada mais anos 90, aqueles beats mais sujos, quem conhece a gente tá ligado que é o que mais nos inspira. Provavelmente serão 10 faixas, com produção do Bolin e Dj B8 fortalecendo nos riscos também. Com participações de todos os integrantes da Banca Reis da Praça, fora eles, temos a participação do La Base, grupo originado da Suíça, cidade de Bienne; bem rap sujão anos 90, no qual eles estarão em uma mini tour conosco aqui em 2017. Tem mais um ou duas participações que estamos fechando ainda, prefiro deixar na surpresa. Podemos afirmar que esse disco vai vir bem pesado, quem gosta de rap mesmo vai ouvir tranquilamente de ponta a ponta. o rap de S.A. (Santo André) chegando forte nos falantes no mundão.

Bolin em ação!

Bolin em ação!

Também trocamos aquela ideia com o beatmaker responsável pelas tracks do 3 Pilares e também de outros projetos…

Salve Bolin, qual foi a principal inspiração para produzir o beat de A Década e as outras bases deste novo trabalho que está por vir?

Salve! Mano, esse foi o primeiro trabalho que tive a oportunidade de realizar a produção musical de um disco inteiro, que também conta com uma produção do meu irmão Dj B8O conceito do som A Década é totalmente baseado nos raps dos anos 90 que consagraram a famosa Golden Era. Boom Bap da forma mais original. Além de concretizar e seguir os planos do que eu e meus manos escutamos, na minha visão é uma parada que se faz necessária para a cena que hoje anda seguindo para um lado mais sintético e previsível.

Bolin aquecendo o forno!

Bolin aquecendo o forno!

O que te influencia na hora de criar?

Pra simplificar: a vida. A inspiração surge para mim nessa mistura de sentimentos e vivências. E como a música me acompanha 80% dos meus dias, as referências que escuto variam conforme meu humor, com a situação que me encontro no momento e em que estado mental quero chegar. Uso muito esse momento que to ali focado nas batidas para soltar tudo que me reprime e o que eu reprimo dentro de mim também.

O grave treme o baile?

(HAHAHAHA) Naquele ritmo que a rua gosta!

3pilares05

Acompanhe o trabalho dos manos:
facebook.com/3PilaresRap
soundcloud.com/3Pilares
instagram.com/3pilares

Entre em contato e chama eles pra sua festa:
[email protected]

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]