A arte urbana chegou ao Brasil em meados da década de 70, mais precisamente com as obras nas paredes da cidade de São Paulo do grafiteiro Alex Vallauri

Antes de entendermos quando foi a chegada da arte urbana no Brasil, é necessário entender o que foi e como ainda é esse movimento.

As características principais explicam o motivo da arte urbana ser até hoje influente na maneira como os artistas constroem seus quadros, esculturas, danças, gravuras etc.

 

O que é a arte urbana?

Covid 19 - ExpressoCovid 19 – Expresso

Apesar do seu significado metódico e das suas significâncias comuns, a arte urbana é muito mais profunda do que imaginamos.

A sua estruturação é uma manifestação expressiva que pode até mesmo criticar situações, pensamentos e atitudes políticas. 

Muitos grafiteiros definem a arte urbana como forma livre de se pensar a arte, ao começar pelo espaço em que ela precisa ser feita: meio urbano.

A arte urbana e rebelde de Banksy

 

Devido a essa liberdade, a arte urbana refere-se a opinião parcial ou total da sociedade, pois o intuito é a sua construção em conjunto com os moradores/visitantes.

Quando a arte urbana chegou ao brasil?

No Brasil a arte urbana chegou na década de 70, uma das épocas mais conturbadas na história do país. O Brasil vivia um cenário de ditadura militar, influenciada pelo governo alemão e autorizada pelo governo brasileiro na época: Getúlio Vargas.

Nesse cenário, a arte veio como uma forma de amparo e conforto para algumas pessoas que começaram a produzir por hobby ou por profissão. 

Porém, o lado B dessa história é extremamente cruel! Alguns artistas da época começaram a produzir a arte de forma que criticasse o governo e suas atitudes extremistas.

Com isso, foi-se surgindo vários grupos “rebeldes” e clandestinos que agiam contra o governo e tentavam usar a arte para mandar mensagens (merecidas) e de baixo calão aos militares e governantes.

Em seguida esses artistas eram caçados, presos, torturados e mortos.

Quando a arte urbana chegou ao brasil e quem foi o primeiro a produzir?

Um dos primeiros artistas a produzir a arte urbana na década de 70 foi o artista italiano, Alex Vallauri, nascido em Asmara – Eritreia em 9 de outubro de 1949, ele foi grafiteiro, artista gráfico, gravador, pintor, desenhista e cenógrafo. Alex foi radicado no Brasil, falecendo em 27 de março de 1987 em São Paulo.

Apesar da morte precoce aos 37 anos, Vallauri é um dos expoentes da chamada Geração 80 e ficou conhecido como o precursor do graffiti no Brasil.

As principais técnicas de Alex Vallauri é o estêncil e largamento, conhecidas nos quadrinhos Mandrake de Lee Falk.

Por onde a arte urbana pode ser representada?

Uma das maiores representações da arte urbana são as estampas que colorem São Paulo: os grafites nas paredes.

Grafite urbano legalizado no Rio de Janeiro

Porém, além dos grafites, essa manifestação artística também pode ser feita através de pinturas, esculturas, danças, performances, teatro, intervenções e apresentações desenvolvidas no espaço público, diferente de atitudes de vandalismo.

Quando surgiu esse movimento?

Em geral, a arte urbana surgiu na década de 70 nos Estados Unidos, influenciando rapidamente todos os outros países próximos, inclusive o Brasil.

Não se tem um nome exato dos fundadores desse movimento, pois a arte estava associada à fotografia devido ao seu registro duradouro.

Podemos citar como os principais nomes desse movimento:

Banksy –  artista britânico, nascido em 1974, pintor de telas, ativista político e diretor de cinema britânico. Suas principais obras são encontradas nas ruas da cidade de Bristol e em Londres.

Guy Denning – artista britânico, nascido em 1965, artista e pintor contemporâneo, autodidata, fundador do grupo Neomoderno. Suas obras são críticas ao cotidiano da sociedade. Suas obras são encontradas na cidade de Bristol.

Thoma Vuille – pintor suíço, nascido em 1977, formado pela Escola Superior de Arte e Desenho de Órleans, ativista artístico. Suas obras são encontradas em Boudry na Suíça.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]