Ao falar de arte contemporânea surgem diversas dúvidas devido ao seu estético, porém esse questionamento é proposital para a real compreensão

free and leisure 10 - Yue Minjunfree and leisure 10 – Yue Minjun

Mas afinal, o que é arte contemporânea?

A arte contemporânea é um movimento artístico que teve grandes influências no final da segunda guerra mundial em 1945. Apesar de não termos uma data específica para o seu surgimento, é importante lembrar que a arte contemporânea é uma segunda fase da arte moderna.

A Impossibilidade Física da Morte na Mente de Alguém Vivo - de Damien HirstA Impossibilidade Física da Morte na Mente de Alguém Vivo – de Damien Hirst

Na arte moderna (antes da segunda guerra mundial), os artistas criavam suas obras de acordo com as técnicas que os movimentos anteriores proporcionaram: como o estético acadêmico, que tinha como objetivo os traços realistas através das linhas de expressão, e leveza nas suas esculturas e cores.

Após a aparência da arte moderna, os artistas começaram a buscar algo que pudesse “melhorar” a forma de criar arte e de se expressar. Foi então que a arte contemporânea surgiu, sendo entendida como “Revolução Artística”.

Wall Drawing #804 – Sol LeWittWall Drawing #804 - Sol LeWittWall Drawing #804 – Sol LeWitt

O estranhamento

Com esse bombardeio de informações e propostas inéditas, a arte contemporânea rompeu os olhares dos telespectadores que tiveram estranhamento e dúvidas sobre esse novo movimento.

As pinturas, esculturas, poemas, músicas e danças não tiveram o prestígio que os artistas esperavam, cada criação foi cruelmente criticada e muitos pensavam que a arte contemporânea não iria perdurar por muito tempo.

Supper in Dresden - Georg BaselitzSupper in Dresden – Georg Baselitz

Estavam enganados? 

Sim!

Após o longo período de estranhamento, os artistas começaram a criar obras que aproximasse os seus telespectadores.

Dos personajes atacados por perros - Rufino TamayoDos personajes atacados por perros – Rufino Tamayo

Para isso, os criadores explicam o processo de pensamento do artista. Agora a estética não seria mais necessária, o que importava era o caminho percorrido para que o artista chegasse nessas cores e formas e não mais o seu produto final.

A independência conquistada

A arte contemporânea ganhou independência estética, e estava livre do “artesanato” comum que muitos acreditavam, agora continha resquícios do artista na obra que ele produziu.

Por não existir um senso comum  a obra poderia ser entendida de maneiras diferentes por pessoas diferentes, sendo mentalmente interessante para o espectador mas teoricamente complexa, trazendo um prazer intelectual e estético.

Concetto spaziale, attese -Lucio FontanaConcetto spaziale, attese –Lucio Fontana

 

É importante lembrar…

A arte não se trata de ordem cronológica, as ideias surgem e podem questionar a noção de tempo e espaço: isso varia com as ideias do artista.

 

Principais artistas:

Robert Rauschenberg

Joseph Kosuth

Yves Klein

Sol Lewitt

Piero Manzoni

Cildo Meireles

Robert Smithson

Marina Abramovic

Dan Flavin

Estilos que surgiram dentro da arte contemporânea:

Expressionismo abstrato

Performance

Novo realismo

Conceitualismo

Minimalismo

Pop Art

Land Art

Body Art

Web Art

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]