Mingus Mingus Mingus Mingus Mingus nem foi o primeiro disco que ouvi dele, mas olhar essa capa é ter certeza de que não é um disco qualquer. Pra quem conhece o som do Charles Mingus, sabe que é de uma elegância absurda com pitadas de viagens, improvisos e mudanças, além dos famosos gritos dos integrantes ao fundo que dão o maior feeling.

Salve! Começo hoje como colaborador aqui no SOUL ART com a coluna Sinestesia – Disco começa pela capa. A proposta da coluna começou tomar forma desde que a banda Marco Nalesso e A Fundação me convidou pra fazer o trampo de direção de arte do novo disco dos caras. Na minha busca por referências, comecei a entrar nesse universo que é o design de capas. A vontade de compartilhar minhas impressões sobre aqueles que são os olhos da música resulta nos posts que seguem a partir de hoje. Bora?

E, como post de estreia tem que ter todo aquele marketing que lhe é necessário, resolvi estrear com uma pedrada.

Mingus Mingus Mingus Mingus Mingus de Charles Mingus

Mingus Mingus Mingus Mingus Mingus de Charles Mingus: Flynn Flynn Flynn Flynn Flynn

E é por isso que o Robert Flynn é gênio. Ele é daqueles designers que não querem fazer o melhor trabalho do mundo, só querem fazer o melhor trabalho. Essa capa é praticamente uma consagração da percepção de um conceito musical traduzida para o visual. Basta olhar para sacar que tudo o que as músicas sugerem está ali. Quer entender melhor? Coloque o disco pra tocar e fique observando a capa. Enquanto a elegância da música predomina, existe a sensação de que a qualquer momento vai acontecer alguma loucura. E na hora da loucura, você é chamado pra simplicidade. Aí você percebe que é isso que essa capa faz. O respiro generoso, o riso sincero capturado na foto e a tipografia que quebra nossa cabeça. E o mais genial da capa na minha opinião é que há uma troca de olhares. Mingus olha a tipografia como olha a sua banda. Isso é o que traduz em recursos básicos o som genial de Mingus Mingus Mingus Mingus Mingus.

Se você ainda não ouviu, ouça. E se quer conhecer outros trabalhos de Robert Flynn chore com outras capas que ele fez.

Mingus Mingus Mingus Mingus Mingus de Charles Mingus

Mingus Mingus Mingus Mingus Mingus de Charles Mingus

Mingus Mingus Mingus Mingus Mingus de Charles Mingus

Mingus Mingus Mingus Mingus Mingus de Charles Mingus

Convenhamos: trabalhar com as fotos do Joe Alper é meio trabalho feito pra qualquer designer. Mas isso fica para um próximo post.

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]