Ao falar de arte contemporânea surgem diversas dúvidas devido ao seu estético, porém esse questionamento é proposital para a real compreensão

Mas afinal, o que é arte contemporânea?
A arte contemporânea é um movimento artístico que teve grandes influências no final da segunda guerra mundial em 1945. Apesar de não termos uma data específica para o seu surgimento, é importante lembrar que a arte contemporânea é uma segunda fase da arte moderna.

Na arte moderna (antes da segunda guerra mundial), os artistas criavam suas obras de acordo com as técnicas que os movimentos anteriores proporcionaram: como o estético acadêmico, que tinha como objetivo os traços realistas através das linhas de expressão, e leveza nas suas esculturas e cores.
Após a aparência da arte moderna, os artistas começaram a buscar algo que pudesse “melhorar” a forma de criar arte e de se expressar. Foi então que a arte contemporânea surgiu, sendo entendida como “Revolução Artística”.
Wall Drawing #804 – Sol LeWitt
O estranhamento
Com esse bombardeio de informações e propostas inéditas, a arte contemporânea rompeu os olhares dos telespectadores que tiveram estranhamento e dúvidas sobre esse novo movimento.
As pinturas, esculturas, poemas, músicas e danças não tiveram o prestígio que os artistas esperavam, cada criação foi cruelmente criticada e muitos pensavam que a arte contemporânea não iria perdurar por muito tempo.

Estavam enganados?
Sim!
Após o longo período de estranhamento, os artistas começaram a criar obras que aproximasse os seus telespectadores.

Para isso, os criadores explicam o processo de pensamento do artista. Agora a estética não seria mais necessária, o que importava era o caminho percorrido para que o artista chegasse nessas cores e formas e não mais o seu produto final.
A independência conquistada
A arte contemporânea ganhou independência estética, e estava livre do “artesanato” comum que muitos acreditavam, agora continha resquícios do artista na obra que ele produziu.
Por não existir um senso comum a obra poderia ser entendida de maneiras diferentes por pessoas diferentes, sendo mentalmente interessante para o espectador mas teoricamente complexa, trazendo um prazer intelectual e estético.

É importante lembrar…
A arte não se trata de ordem cronológica, as ideias surgem e podem questionar a noção de tempo e espaço: isso varia com as ideias do artista.
Principais artistas:
Robert Rauschenberg
Joseph Kosuth
Yves Klein
Sol Lewitt
Piero Manzoni
Cildo Meireles
Robert Smithson
Marina Abramovic
Dan Flavin
Estilos que surgiram dentro da arte contemporânea:
Expressionismo abstrato
Performance
Novo realismo
Conceitualismo
Minimalismo
Pop Art
Land Art
Body Art
Web Art
[popup_anything id="11217"]

