Kelvin+Okafor

Kelvin Okafor é um artista inglês de 27 anos que faz retratos em preto e branco. Não, ele não tira fotos, ele desenha a partir de fotos (como referência), utilizando-se de lápis e carvão sobre o papel. O resultado? Para quem não acredita em perfeição na representação artística, é melhor olhar com mais cuidado para os trabalhos de Okafor.

Kelvin-Okafor 7

O rapaz vem se transformando num fenômeno descoberto há pouco tempo pela mídia inglesa. Sua arte é proclamada como coisa de gênio, e que provavelmente até Michelangelo renderia elogios a Okafor. Mas seu trabalho não nasceu do dia para outro.

Kelvin Okafor 2

Filho de pais nigerianos e pobres, mas que deram o melhor que podiam para a educação de Kelvin e seus irmãos,  e dizendo a eles que a única recompensa era a do trabalho duro. Assim, a partir da adolescência ele descobriu não só um talento, mas o amor pelo desenho. Na faculdade começou a desenvolver o olhar apurado e paciente que resulta em suas brilhantes obras atualmente.

Kelvin Okafor 3

Kelvin Okafor tem uma paciência absurda. Trabalha entre 10 a 15 horas por dia, mas para ele o tempo não existe quando se entrega aos desenhos. Seu processo passa pela intensiva observação do retratado, observando a luz, sombras, profundidades, relevos, e essa importante parte do trabalho, segundo ele, dura várias horas.

Kelvin-Okafor 5

O trabalho de desenhar é feito por etapas, olhos, nariz, orelhas, bochechas, lábios, cabelos (aliás, os cabelos são fantásticos, parecem sair do papel). Assim “nascem” celebridades como Madre Teresa de Calcutá, Beyoncé, Princesa Diana, Heath Ledger, Michael Jackson, e pessoas não famosas, que pagam entre 800 a 3 mil libras por trabalho. Suas obras vêm sendo leiloadas e já tem chegado a 10 mil libras. Até o rei Hussein da Jordânia pediu um retrato seu. Lógico que com o tempo, reconhecimento e aprimoramento de seu trabalho (se é que isso é possível), esse metódico e talento artista ganhará muito dinheiro.

Kelvin-Okafor 6

Uma característica a ser dita sobre suas obras é a falta de traços visíveis à lápis, principalmente nos trabalhos mais recentes, o lápis realmente desaparece.  Ele desenvolveu sua técnica para que tenhamos a impressão de estar observando uma fotografia.

Kelvin-Okafor 8

De qualquer forma ele parece servir de inspiração para muitos novos artistas, mesmo que existam alguns dizendo que seu trabalho é uma trapaça. Mas para rebatê-los, a arte hiper-realista de Okafor  é a mais real forma de talento possível, a melhor das respostas.

Kelvin Okafor 4

 

Conheça mais sobre seus trabalhos:

kelvinokaforart.blogspot.com.br  (blog oficial, com diversas fotos de seu processo de trabalho)

www.flickr.com/photos/kelvinokaforart

 

Kelvin Okafor work

 

Quer receber nosso conteúdo?
[popup_anything id="11217"]